Cenário atual da Engenharia Brasileira

O cenário atual da Engenharia Brasileira

Há alguns anos ouço que a engenharia é essencial para o desenvolvimento do país, e que o Brasil precisa de mais engenheiros a cada ano, sem distinção de qual ramo da engenharia o aluno deva escolher.

Confesso que esta ideia foi um ponto importante para minha escolha de cursar Engenharia, ao invés de escolher alguma graduação dentro do ramo em que trabalho atualmente, o de Transportes.

A Engenharia atua diretamente na qualidade de vida dos seres humanos, por isso é fundamental para o aumento do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, medido anualmente pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Como a qualidade de vida é um dos indicadores do IDH, a engenharia atua diretamente em diversos fatores que contribuem para o aumento deste indicador: habitação, agricultura, saneamento, produção e infraestrutura.

A Engenharia tem o compromisso de desempenhar papel fundamental para o crescimento econômico, sempre atenta à inovação e à sustentabilidade.

O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, implantado pelo governo federal, visava este crescimento econômico, buscando valorizar os profissionais e gerar emprego e renda.

Porém devido à vitória nas eleições de 2014, muitas das obras do PAC estão paradas, deixando o mercado da Engenharia a mercê de interesses políticos.

Para piorar, desde meados de 2014, a Operação Lava-Jato da Polícia Federal, identificou diversas irregularidades em contratos da Petrobras com as maiores empreiteiras brasileiras. A Petrobras é a maior empregadora do setor de Engenharia no Brasil, direta e indiretamente.

Como resultado, muitos engenheiros perderam seus empregos, e infelizmente, ao que tudo indica, muitos outros perderão seus empregos também.

Enquanto os políticos não aceitarem que o desenvolvimento de um país não deve ser tratado com atenção somente antes das eleições, não há como ter um crescimento real na economia.

Sobre: Rodolfo Pignaton

Formado em Comércio Exterior e Gestão de Sistemas para Internet. Estudante de Engenharia Civil e podcaster.