Uso de Drones da Engenharia

No portal EngenhariaCivil.com, foi publicado um post muito interessante sobre o uso de Drones da Engenharia Civil. Acredito que outras áreas poderão ser beneficiadas com este tipo de equipamento.

Este será um tema que iremos abordar no EngeCast em breve.

A Direção Geral de Indústria, Energia e Minas de Espanha e a Fundação de Energia da Comunidade de Madrid publicaram um relatório técnico que analisa, em detalhes, o uso de drones nas diferentes áreas da Engenharia Civil. Denominado “Os Drones e Suas Aplicações à Engenharia Civil”, o documento tem em conta o enorme potencial econômico e estratégico, bem como a importância deste tipo de equipamentos como ferramenta auxiliar do Engenheiro Civil na sua atividade.

O estudo aborda, entre outras, as aplicações urbanísticas, hidrológicas, cartográficas, de controlo de obras, na avaliação de impactos ambientais, no controle da qualidade do ar, na gestão do patrimônio e herança cultural, em auditorias energéticas com termografia e na inspeção de aerogeradores.

São apresentados estudos de casos de utilização de drones em projetos de construção e reabilitação na Espanha e em outros países europeus, bem como referentes à inspeção de edifícios e outras estruturas.

O relatório faz também uma resenha histórica sobre a origem e desenvolvimento da tecnologia, os aspetos regulamentares, modos de operação, diferentes tipologias de aeronaves, nomeadamente os UAS e RPAS (UAV, UA e RPA) e as vantagens e limitações de cada uma.

Lembrando que no Brasil, a ANAC ainda não regulamentou o uso dos equipamentos, então cuidado ao usar.

DOWNLOAD RELATÓRIO COMPLETO “Os Drones e Suas Aplicações à Engenharia Civil”

Sobre: Rodolfo Pignaton

Formado em Comércio Exterior e Gestão de Sistemas para Internet. Estudante de Engenharia Civil e podcaster.