ABM WEEK 2015

ABM-WEEK-2015_vitrine

Entre os dias 17 e 21 de agosto de 2015, acontece no RioCentro, no Rio de Janeiro, a ABM WEEK 2015, com o tema principal ENGENHEIRO DO FUTURO: UMA PERSPECTIVA MUNDIAL.

Nos últimos anos, têm crescido significativamente a demanda das indústrias por profissionais com conhecimentos e habilidades além do padrão formado pelas universidades. Buscam-se pessoas com perfil empreendedor, proativas e capazes de gerenciar equipes de alta performance.

O Engenheiro do Futuro: uma Perspectiva Mundial será o tema da última Plenária Máster da ABM WEEK, no dia 20 de agosto. “O debate terá como base a formação do engenheiro sob a perspectiva do que é esperado pela indústria e como as universidades respondem a tais necessidades”, explica o coordenador da Plenária, Rafael Agnelli Mesquita, consultor da CBMM.

A discussão será iniciada pela visão da indústria siderúrgica, seus anseios e esforços para desenvolver competências interpessoais e de gestão, apresentada por Carmine Sarao Neto, diretor de Pessoas e de Administração da Gerdau.

“Muitas empresas têm tomado para si a tarefa de complementar a formação acadêmica de seus engenheiros. E esse tem sido o caminho seguido pela Gerdau. Hoje, encaramos o background técnico como uma commodity que, sozinha, não nos ajuda a diferenciar aqueles que serão os líderes da organização. Por isso, investimos no aprimoramento dos profissionais para que possam transitar com sucesso na cultura da empresa”, explica Carmine.

As estratégias de ensino adotadas no exterior serão apresentadas nada menos do que pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo, e pela Pohang University of Science and Technology – Postech (Coreia do Sul), líder no ranking das 100 melhores universidades do Planeta com menos de 50 anos de existência.

No MIT, o currículo é elaborado além das questões técnicas, conforme explicará Donald Sadoway, professor do Departamento de Engenharia e Química dos Materiais do Instituto. Para ele, os estudantes precisam ter referências de conduta que sirvam de exemplo não só da moderna engenharia, mas também de caráter.

“Ética, economia, meio ambiente, artes e ciências sociais contribuem para a formação da pessoa como um todo. Afinal, somos bem sucedidos quando preparamos os estudantes para que eles sejam capazes de continuar a se renovar ao longo de toda a vida”, justifica Sadoway, que já foi apontado pela Revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo.

A experiência da Postech, que criou, em 2005, o Graduate Institute of Ferrous Technology – GIFT, dedicado exclusivamente à educação e pesquisa no campo da tecnologia de ferro e aço, será apresentada por Hansoo Kim, professor do Instituto. A universidade coreana aposta numa reformulação do ensino para assegurar sua viabilidade futura.

“Desde sua fundação, a missão do GIFT tem sido a de educar os futuros líderes da área de materiais ferrosos e desempenhar um papel de liderança nos campos da inovação, criatividade e predição, destacando o espírito de curiosidade científica e avanço tecnológico, combinado com a excelência acadêmica”, declara Hansoo Kim.

Para complementar a abordagem do tema, o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Evando Mirra de Paula e Silva, apresentará um panorama sobre a posição das universidades brasileiras em relação à tendência internacional e o perfil da mão de obra generalista demandada pelo mercado, visando um salto qualitativo nas grades curriculares.

Confira, abaixo, a programação da Plenária Máster – Talentos:

ENGENHEIRO DO FUTURO: UMA PERSPECTIVA MUNDIAL
Quinta-feira, 20 de agosto, das 10h40 às 12h40

Abertura: coordenador Prof. Dr. Rafael Agnelli Mesquita, consultor da CBMM e professor colaborador do Programa de Mestrado em Engenharia da Universidade Nove de Julho

Palestra Necessidades da Indústria Siderúrgica para o Engenheiro: Visão da Gerdau

Carmine Sarao Neto, diretor de Pessoas e de Administração da Gerdau – Engenheiro elétrico, com pós graduação em Administração de Empresas e em Recursos Humanos pela Michigan Business School. Mais de 30 anos de experiência na indústria, sendo 20 anos dedicados à área de Recursos Humanos. Trabalhou em empresas como Kodak e Embraer.

Palestra Educação de Engenharia no MIT

Donald Sadoway, professor do Departamento de Engenharia e Química dos Materiais do MIT – Massachusetts Institute of Technology – Ph.D em Metalurgia Química, autor de mais de 150 artigos científicos e detentor de 19 patentes nos Estados Unidos, realiza pesquisas para o desenvolvimento de baterias recarregáveis ambientalmente saudáveis. Em 2012, foi apontado pela revista Time como uma das 100 pessoais mais influentes do Mundo.

Palestra Interação entre a Academia, Indústria e Governo: O caso da Postech

Hansoo Kim, professor do Graduate Institute of Ferrous Technology da Pohang University of Science and Technology (GIFT Postech) – Especialista em aços de baixa densidade, projetos de novas ligas ferrosas e metalurgia física de aços. Pesquisador da NIMS, Japão, de 2003 a 2006, Ph.D e MSE pela Postech.

Palestra Overview – Panorama das universidades do Brasil e suas metodologias

Evando Mirra de Paula e Silva, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Diretor da Academia Nacional de Engenharia e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Debate: perguntas e respostas entre os palestrantes e participantes

Encerramento: coordenador Prof. Dr. Rafael Agnelli Mesquita

A semana será composta pelo Congresso Anual e mais 12 eventos.
Mais informações, clique aqui

Sobre: Rodolfo Pignaton

Formado em Comércio Exterior e Gestão de Sistemas para Internet. Estudante de Engenharia Civil e podcaster.