Prova do CREA. Mito ou verdade?

Tenho recebido alguns e-mails questionando sobre uma provável prova do CREA, a ser aplicada a partir de 2017, assim como a que são submetidos os bacharéis em direito, para obter a licença da OAB.

Fiquei curioso, não só por ainda ser estudante (e se for verdade eu terei que fazer também quando me formar), mas pra poder esclarecer o assunto e não gerar mais boatos.

Em uma pesquisa rápida na internet, foi possível achar um site que pode ter começado esta brincadeira. Ele deixa bem claro que é uma notícia falsa, e até hoje 102.954 caíram na brincadeira. Muitos deles devem ter chegado ali a partir do Facebook ou Whatsapp, onde cada vez mais as pessoas compartilham as informações sem ao menos procurar saber se é verdade.
PROVA-CREA2016-FalsaNoticia

Em 2013, o blogdaengenharia.com.br, fez uma brincadeira de 1º de abril com o assunto, mas no próprio post eles desmentem.

O que pode ser encontrado na internet, é uma petição pública, um tipo de abaixo-assinado online para que seja aplicada uma prova aos formandos a partir de 2017. O site teve até agora 317 assinaturas pedindo a tal prova. Ainda não podemos afirmar que este abaixo-assinado mude algo.
PROVA-CREA2016-PeticaoPublica

A tal prova, se fosse verdade (ou pelo menos estivesse sendo discutida pelos que podem decidir sobre isso), acredito que estaria sendo amplamente debatida no CONFEA e nos CREAs em todo o Brasil. Neste caso teríamos notícias nestes sites sobre o assunto.

Em resumo: por enquanto é mentira a aplicação da prova.
Mas fique atento, pois pode ser aplicada algum dia.

Não me surpreenderia em saber que este assunto foi jogado na internet, para que se tenha uma repercussão grande e depois possa ser debatido seriamente e adotado.

 

 

Sobre: Rodolfo Pignaton

Formado em Comércio Exterior e Gestão de Sistemas para Internet. Estudante de Engenharia Civil e podcaster.